O que é Vimpat 50mg 14 Comprimidos Revestidos?
O Vimpat 50mg 14 Comprimidos Revestidos é um medicamento antiepiléptico utilizado para tratar um tipo específico de epilepsia. Ele atua em pacientes que sofrem de crises repetidas, conhecidas como convulsões, que inicialmente afetam apenas um lado do cérebro, mas que podem se espalhar para áreas maiores em ambos os lados (crises focais com ou sem generalização secundária). Sua substância ativa, a lacosamida, ajuda a controlar a atividade elétrica anormal no cérebro, reduzindo a frequência e a intensidade das crises epilépticas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Conteúdo da embalagem: 14 comprimidos revestidos de 50mg.
Fabricado por: UCB.
Indicação etária: Uso adulto a partir de 16 anos.
Composição Vimpat 50mg:
Princípio ativo: lacosamida 50mg.
Excipientes: celulose microcristalina, celulose microcristalina silicificada, hidroxipropilcelulose, hidroxipropilcelulose (pouco substituída), crospovidona, estearato de magnésio, álcool polivinílico, talco, macrogol 3350, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro preto, azul de indigotina 132 laca de alumínio e água purificada.
Para que serve Vimpat?
Vimpat (lacosamida) é um medicamento indicado para o controle da epilepsia em pacientes a partir de 16 anos. Ele pode ser utilizado de duas formas principais:
- Monoterapia: Usado sozinho no tratamento de crises de início focal/parcial, com ou sem generalização secundária.
- Terapia adjuvante: Usado em conjunto com outros medicamentos antiepilépticos para tratar crises focais/parciais (com ou sem generalização secundária) e crises tônico-clônicas de início generalizado em pacientes com epilepsia idiopática generalizada.
Como devo tomar Vimpat 50mg?
Siga sempre a orientação do seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. As diretrizes gerais de uso são:
- Vimpat deve ser tomado duas vezes ao dia, com um intervalo de aproximadamente 12 horas entre as doses.
- Os comprimidos podem ser administrados com ou sem alimentos.
- Não parta os comprimidos revestidos de Vimpat.
- A dose será ajustada pelo seu médico com base na sua resposta e tolerabilidade, podendo iniciar com doses menores e aumentar gradualmente.
- Se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar. No entanto, se faltarem menos de 6 horas para a próxima dose, pule a dose esquecida e continue o tratamento no horário habitual. Não tome uma dose dupla.
- Não interrompa o tratamento com Vimpat sem o conhecimento do seu médico. A suspensão do medicamento deve ser feita de forma gradual.
Quando não devo tomar Vimpat?
Este medicamento é contraindicado em casos específicos. Não utilize Vimpat se você:
- Tiver alergia (hipersensibilidade) à lacosamida ou a qualquer outro componente da fórmula.
- Possuir um problema cardíaco conhecido como bloqueio atrioventricular (AV) de segundo ou terceiro grau.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
- O uso de Vimpat é contraindicado durante a amamentação, pois a substância é excretada no leite materno.