Energéticos e isotônicos podem ser ótimas escolhas para quem quer se manter hidratado e com mais energia durante a rotina agitada e atividades físicas. Esses tipos de bebidas possuem ação refrescante e também são fontes de carboidratos, vitaminas e minerais.
A escolha do energético ou isotônico ideal depende do objetivo e do momento. Alguns produtos são indicados para antes, durante ou depois de certas atividades. Na Pague Menos você encontra marcas como Red Bull, Jungle, Engov e mais com preços e descontos imperdíveis!
Vitaminas e Minerais | Cereais e Fibras | Suplementos
Os isotônicos são bebidas desenvolvidas para a reposição dos sais minerais perdidos na transpiração durante a prática de atividades físicas. Além de possuir nutrientes originais, contém aditivos especiais que auxiliam o corpo a se recuperar mais rapidamente.
Alguns dos principais benefícios dos isotônicos são:
Mas, atenção: os isotônicos não devem ser consumidos apenas para saciar a sede, pois não substituem água, sucos e chás. Além disso, a bebida deve ser evitada por pessoas que não praticam exercícios regularmente, sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais devido à quantidade de sódio presente nos isotônicos.
A taurina (substância presente nos energéticos) e a cafeína são psicoativas, ou seja, estimulam diretamente o sistema nervoso central. Nos 45 minutos iniciais após a ingestão, ocorre um pico do componente na circulação, o que deixa o indivíduo mais alerta, atento e concentrado. Além disso, há uma redução no cansaço, a fadiga mental. Depois, o efeito começa a cair e dá lugar ao efeito do açúcar.
Outro ponto importante é evitar a mistura do energético com bebidas alcoólicas, pois essa combinação aumenta os níveis de adrenalina, palpitações e pode causar desidratação.
A principal diferença entre energéticos e isotônicos é sua finalidade. Enquanto a bebida isotônica tem o objetivo de repor as perdas hidroeletrolíticas durante atividades físicas, os energéticos, por terem ação estimulante, têm o objetivo de potencializar a concentração e a resistência durante o exercício e também para outras atividades, como trabalho e estudos.