APRESENTAÇÃO:
Succinato de metoprolol é um medicamento genérico indicado para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) e de sintomas decorrentes desta condição (palpitações, enxaqueca, entre outros exemplos). Auxilia na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares como angina do peito, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca crônica.
Conteúdo da Embalagem: 30 comprimidos revestidos de liberação prolongada.
COMPOSIÇÃO:
Succinato de metoprolol (95 mg/comprimido*) e excipientes.
* Equivalente a 100 mg de tartarato de metoprolol.
PARA QUE É INDICADO?
- Pacientes adultos com hipertensão arterial (pressão alta) e risco cardiovascular elevado, em tratamento para doenças como:
- Angina do peito;
- Insuficiência cardíaca crônica sintomática;
- Arritmia cardíaca (incluindo especialmente taquicardia supraventricular);
- Tratamento de manutenção após infarto do miocárdio;
- Crises de enxaqueca.
COMO DEVO USAR?
Succinato de metoprolol é um medicamento de uso oral. Os comprimidos devem ser ingeridos uma vez ao dia com um pouco de líquido, em jejum ou durante as refeições, e não devem ser partidos, abertos ou mastigados.
O efeito do medicamento se inicia após algumas horas, e a máxima ação anti-hipertensiva é atingida após uma semana de tratamento. Cada comprimido de liberação prolongada age no organismo por mais de 24 horas.
Siga corretamente as orientaçõe.
CUIDADOS IMPORTANTES
O succinato de metoprolol deve ser administrado com cuidado se o/a paciente:
- Estiver em tratamento para asma;
- Tiver uma alteração preexistente da condução A-V de grau moderado (condução do impulso elétrico entre átrio e ventrículo, fazendo com que o coração bata no ritmo adequado);
- Desenvolver bradicardia (diminuição na frequência dos batimentos do coração);
- For portador de feocromocitoma (tipo de tumor, geralmente benigno, localizado na glândula suprarrenal);
- Se houver suspeita de gravidez ou se estiver amamentando (a menos que o uso do medicamento seja considerado essencial)
- Antes de cirurgias e procedimentos operatórios, informe seu médico ou cirurgião-dentista que você está utilizando este medicamento.
- Antes de dirigir veículos ou operar máquinas pesadas, verifique a sua reação ao succinato de metoprolol. Ocasionalmente, pode ocorrer tontura ou fadiga (cansaço) durante o tratamento.
- Este medicamento pode causar doping.
COMO FUNCIONA?
O succinato de metoprolol pertence à classe dos betabloqueadores, medicamentos que controlam a circulação de noradrenalina no organismo. Dessa forma, reduz o esforço do coração e alivia sintomas causados pelo estresse cardíaco, como pressão alta, enxaqueca e risco elevado de acidentes cardiovasculares.
CONTRAINDICAÇÕES:
O succinato de metoprolol deve ser evitado por:
- Pacientes alérgicos aos componentes da fórmula ou outros betabloqueadores;
- Pacientes com bloqueio atrioventricular de grau II ou III;
- Pacientes com quadro de insuficiência cardíaca não compensada instável, como edema pulmonar (água no pulmão), hipoperfusão (baixa taxa de oxigênio nos órgãos do corpo) ou hipotensão (pressão baixa);
- Pacientes em terapia inotrópica contínua ou intermitente com agonista do receptor beta;
- Pacientes com bradicardia sinusal clinicamente relevante (frequência cardíaca abaixo de 55-60 batimentos/minuto);
- Pacientes com síndrome do nó sino-atrial (a não ser que usem um marcapasso permanente);
- Pacientes com choque cardiogênico;
- Pacientes com doença arterial periférica grave;
- Pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio (frequência cardíaca inferior a 45 batimentos/minuto, intervalo PQ maior que 0,24 segundos ou pressão sistólica inferior a 100 mmHg).
A superdosagem de succinato de metoprolol pode provocar hipotensão (pressão baixa), insuficiência cardíaca aguda, bradicardia, bradiarritmias, distúrbios na condução cardíaca e broncoespasmo. Em caso de superdosagem, procure rapidamente atendimento médico e leve a embalagem ou bula do medicamento.
Em caso de dúvida, leia a bula e consulte seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico antes de usar succinato de metoprolol.