O Secnidazol é um medicamento genérico indicado no tratamento de doenças causadas por alguns parasitas, e é um derivado sintético da série dos nitro-imidazóis, por isso possui caráter parasiticida.
Cada comprimido revestido de 1000 mg contém: secnidazol....................................................................................1000 mg
excipientes q.s.p. .........................................................................1 comprimido
(celulose microcristalina, amido, amidoglicolato de sódio, povidona, dióxido de silício e estearato de magnésio).
Este medicamento é indicado para tratar doenças causadas por alguns parasitas, como: giardíase, doença causada pelo protozoário Giardia lamblia; amebíase intestinal sob todas as formas, causada por amebas presentes no intestino; amebíase hepática, causada por amebas presentes no fígado; e a tricomoníase, doença sexualmente transmissível que é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.
O secnidazol deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar.
Para tratar a tricomoníase, deve-se utilizar uma dose única de 2 comprimidos de 1000mg, totalizando 2000mg. A mesma dose é recomendada para o cônjuge.
Para tratar a amebíase intestinal e a giardíase, deve-se utilizar uma dose única de 2 comprimidos de 1000mg, totalizando 2000mg.
Para tratar a amebíase hepática, deve-se utilizar de 1.5g a 2g por dia durante 5 a 7 dias.
Este medicamento é contraindicado em casos de:
Hipersensibilidade ou alergia aos componentes do medicamento;
Suspeita de gravidez;
Gravidez;
Aleitamento.