O que é Rivotril 2mg 30 Comprimidos?
O Rivotril 2mg 30 Comprimidos é um medicamento que tem como princípio ativo o clonazepam, pertencente à classe dos benzodiazepínicos. Sua ação promove uma inibição leve do sistema nervoso central, resultando em efeitos anticonvulsivante, sedativo leve, relaxante muscular e ansiolítico (tranquilizante). É amplamente utilizado no tratamento de diversas condições neurológicas e psiquiátricas, ajudando a controlar desde crises epilépticas até transtornos de ansiedade, como o distúrbio do pânico e a fobia social. A ação do Rivotril começa entre 30 a 60 minutos após a administração oral e seus efeitos podem durar de 8 a 12 horas em adultos.
Conteúdo da embalagem: 30 comprimidos.
Fabricado por: Biopas.
Indicação etária: Uso adulto e pediátrico.
Composição Rivotril 2mg:
Princípio ativo: clonazepam 2mg.
Excipientes: lactose, amido de milho, amido pré-gelatinizado, óxido de ferro amarelo, óxido férrico, talco, estearato de magnésio, celulose microcristalina.
Para que serve Rivotril?
Rivotril (clonazepam) é um medicamento versátil indicado para o tratamento de uma ampla gama de condições neurológicas e psiquiátricas em adultos e crianças. Sua principal função é estabilizar a atividade elétrica do cérebro e modular a ansiedade.
- Distúrbios epilépticos: É indicado para tratar crises epilépticas e espasmos infantis (síndrome de West).
- Transtornos de ansiedade: Utilizado como ansiolítico geral, no tratamento de distúrbio do pânico (com ou sem agorafobia) e fobia social (medo de situações como falar em público).
- Transtornos do humor: Auxilia no tratamento da fase de mania do transtorno afetivo bipolar e pode ser associado a antidepressivos no tratamento da depressão ansiosa.
- Outras condições: É eficaz no tratamento de acatisia (inquietação extrema), síndrome das pernas inquietas, vertigem e distúrbios do equilíbrio, e síndrome da boca ardente.
Como devo tomar Rivotril 2mg?
A administração de Rivotril deve ser feita estritamente sob orientação médica. A dose é individualizada conforme a doença, a resposta do paciente, idade e tolerabilidade.
- Tome os comprimidos por via oral, com uma pequena quantidade de líquido não alcoólico.
- O tratamento geralmente começa com doses mais baixas, que podem ser aumentadas gradualmente pelo seu médico.
- As doses variam significativamente dependendo da condição a ser tratada (epilepsia, ansiedade, etc.) e da faixa etária (adultos, crianças, idosos).
- Não interrompa o tratamento com Rivotril subitamente, pois isso pode causar efeitos de retirada ou o retorno das crises. A suspensão do medicamento deve ser feita de forma gradual, conforme a orientação do seu médico.
- Siga rigorosamente os horários, as doses e a duração do tratamento prescritos.
Quando não devo tomar Rivotril?
O uso de Rivotril é contraindicado em situações específicas para garantir a segurança do paciente. Não utilize este medicamento se você apresentar:
- Hipersensibilidade (alergia) conhecida ao clonazepam ou a qualquer um dos excipientes da fórmula.
- Insuficiência respiratória grave.
- Comprometimento grave do fígado, pois os benzodiazepínicos podem agravar a condição.
- Histórico de apneia do sono, caso o tratamento seja para transtornos de pânico.
- Glaucoma agudo de ângulo fechado. Pacientes com glaucoma de ângulo aberto podem usar o medicamento, desde que estejam recebendo tratamento adequado.