O que é Risperidona 2mg?
Risperidona 2mg é um medicamento antipsicótico utilizado para tratar transtornos mentais como as psicoses (ex.: esquizofrenia), ajudando a melhorar sintomas relacionados ao pensamento, às emoções e ao comportamento. Ele pode contribuir para reduzir sinais como alucinações, confusão, alterações da percepção e desconfiança incomum. Também pode ser utilizado em outras condições, como mania e irritabilidade associada ao transtorno autista, conforme prescrição médica.
Conteúdo da embalagem: 30 comprimidos revestidos
Fabricado por: Geolab
Indicação etária: Uso adulto e pediátrico acima de 5 anos
Composição Risperidona 2mg:
Princípio ativo: risperidona e 2mg
Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, dióxido de silício, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, corante laca de alumínio amarelo crepúsculo.
Para que serve Risperidona?
A Risperidona é indicada para ajudar no controle de sintomas de transtornos mentais e comportamentais, como:
- Psicoses (ex.: esquizofrenia), auxiliando em sintomas como alucinações, confusão e alterações da percepção
- Mania, com sintomas como humor elevado/irritável, pensamento acelerado e redução da necessidade de sono
- Irritabilidade associada ao transtorno autista (em crianças e adolescentes), incluindo crises de raiva e agressividade, conforme orientação médica
- Em alguns casos e por tempo limitado, pode ser usada para controlar agitação, agressividade ou sintomas psicóticos na demência relacionada ao Alzheimer (somente com avaliação médica)
Como devo tomar Risperidona 2mg?
- A Risperidona 2mg deve ser usada exatamente conforme prescrição médica, pois a dose varia conforme a condição tratada, a resposta do paciente e a idade.
- Os comprimidos devem ser ingeridos por via oral com boa quantidade de água.
- Você pode tomar com as refeições ou entre elas.
- Não partir ou mastigar o comprimido revestido.
- Evite bebidas alcoólicas, pois a Risperidona pode intensificar efeitos do álcool e de medicamentos que reduzem a capacidade de reação.
- Se houver sonolência, tontura ou redução de atenção, não dirija nem opere máquinas até seu médico avaliar sua sensibilidade ao medicamento.
Quando não devo tomar Risperidona 2mg?
- Alergia/hipersensibilidade à risperidona ou a qualquer componente da fórmula (ex.: erupção na pele, coceira, falta de ar, inchaço facial).
- Pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
- Gravidez: não utilizar sem orientação médica.
- Amamentação: não amamente durante o uso, salvo orientação médica específica.