Ozempic é um medicamento injetável indicado para o controle do diabetes tipo 2 de uso adulto, desenvolvido pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk, referência em medicamentos para tratamentos para diabetes e obesidade.
Seu princípio ativo, a semaglutida, atua reduzindo os níveis de açúcar no sangue e promovendo uma maior sensação de saciedade. O Ozempic é utilizado em conjunto com dieta e exercícios físicos para pacientes cujo controle glicêmico não foi alcançado com outras terapias.
Além do controle glicêmico, o medicamento estimula a liberação de insulina, reduz a produção de glucagon e retarda o esvaziamento do estômago, ajudando a controlar a ingestão alimentar e manter níveis estáveis de glicose.
Ozempic foi desenvolvido e é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 em adultos como uma alternativa quando outros medicamentos antidiabéticos não apresentam eficácia. Pode ser usado sozinho, quando não é possível utilizar metformina, ou associado a outros medicamentos para diabetes, como insulina, sulfonilureias, tiazolidinedionas ou inibidores de SGLT2.
Devido à redução de apetite e ao efeito de saciedade que seu princípio ativo proporciona, o Ozempic passou a ser utilizado por pacientes com obesidade ou sobrepeso, e doenças para perda de peso — embora esta não seja a indicação principal aprovada pela bula.
A semaglutida, o princípio ativo do Ozempic, atua como um agonista do receptor de GLP-1, ou seja, ela estimula a secreção de insulina, reduz a liberação do glucagon (atua no controle dos níveis de glicose no sangue) e atrasar o esvaziamento gástrico. Estes efeitos, além de controlar o nível de açúcar, promovem o aumento de saciedade, reduzem a ingestão calórica e controlam o apetite.
O uso de Ozempic para emagrecimento é considerado off-label no Brasil, ou seja, não é a indicação oficial aprovada pela Anvisa. No entanto, devido aos efeitos sobre o apetite e a saciedade, ele tem sido prescrito por médicos para pacientes com obesidade ou sobrepeso, especialmente quando há também resistência à insulina ou pré-diabetes.
O emagrecimento acontece pela combinação de menor ingestão calórica e melhora no controle metabólico. É fundamental que o uso seja sempre acompanhado por um médico, com associação a dieta balanceada e exercícios físicos.
Após as primeiras 4 semanas de uso, período em que o organismo passa a responder plenamente ao medicamento, estudos apontam a perda de peso média de 0,5 a 1,5kg por semana quando seu uso é aliado a exercícios físicos e dieta de baixas calorias.
A perda de peso irá depender de como o metabolismo irá responder ao medicamento, qual a dosagem utilizada, assim como o estilo de vida adotado em conjunto ao uso de Ozempic. Por isso, é essencial que o todo o período de tratamento seja realizado com acompanhamento médico.
Ozempic é aplicado uma vez por semana por meio de injeção subcutânea. Pode ser aplicado independentemente das refeições, em qualquer horário do dia. É indicado que as aplicações sejam no mesmo dia da semana. Caso seja necessário modificar o dia de aplicação, certifique-se de que há um intervalo mínimo de 3 dias entre a última e a próxima dose.
O Ozempic pode ser aplicado pelo próprio paciente, basta seguir o seguinte passo a passo:
A utilização do Ozempic deve iniciar com a menor dosagem para que o organismo passe pelo período de adaptação. Confira abaixo:
Os efeitos colaterais mais comuns incluem:
Efeitos menos comuns, mas mais graves:
Ozempic é contraindicado para:
IMPORTANTE: O uso de Ozempic deve ser através de indicação médica, que irá avaliar suas condições de saúde e definir se o medicamento é adequado para você.
Ambas substâncias ativas dos medicamentos, Semaglutida (Ozempic) e Liraglutida (Saxenda), atuam imitando o hormônio GLP-1, ou seja, reduzem o apetite e controlam o índice glicêmico. Porém, Saxenda foi desenvolvido especificamente para a perda de peso e deve ser aplicado diariamente. Apenas um médico poderá determinar qual é o mais indicado para o seu caso.
Ambos medicamentos possuem a mesma substância ativa, a semaglutida. Porém, enquanto a finalidade de Ozempic é controle de diabetes tipo 2, o Wegovy é indicado especificamente para perda de peso e apresenta dosagens maiores. Apenas um médico poderá determinar qual é o mais indicado para o seu caso.
Sim, Ozempic é um medicamento de venda controlada e só pode ser adquirido com prescrição médica. Mesmo sendo um medicamento controlado, é possível adquiri-lo na Pague Menos através de todos os canais de venda.
O preço do Ozempic pode variar de acordo com a região e a farmácia. A Pague Menos destaca: este é um medicamento de alto custo que precisa de cuidados especiais no seu manuseio, como refrigeração. Fique atento a preços que estão muito abaixo aos praticados no mercado. Pesquise a procedência antes de adquiri-lo.
A Pague Menos é uma das maiores redes de farmácias do Brasil com mais de 50 anos de história, que tem compromisso com a saúde e bem-estar de seus clientes. Além de Ozempic, é possível encontrar outros medicamentos para tratamento de diabetes e emagrecedores em nosso site com os melhores preços e ótimas condições de pagamento. Compre na Pague Menos e tenha a garantia de estar adquirindo um produto verdadeiro e seguro.
Confira outros medicamentos disponíveis na Pague Menos:
Wegovy | Mounjaro |Victoza | Glyxambi | Glifage | Forxiga | Xigduo | Orlistate | Lyberdia