O que é Motilium 10mg 60 Comprimidos?
O Motilium 10mg 60 Comprimidos é um medicamento com ação antiemética (para aliviar náuseas e vômitos) e gastrocinética (para estimular o movimento do estômago e intestino). Sua substância ativa é a domperidona, que age restaurando os movimentos adequados do sistema digestivo e bloqueando os sinais que causam náuseas. É eficaz no tratamento de síndromes dispépticas, que incluem sintomas como sensação de estômago cheio, distensão abdominal, dor na parte superior do abdômen, arrotos, flatulência, azia e queimação. Também é indicado para náuseas e vômitos de diversas origens, proporcionando alívio progressivo dos sintomas ao longo do tratamento.
Conteúdo da embalagem: 1 caixa com 60 comprimidos
Fabricado por: Cellera
Indicação etária: Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos e com peso superior a 35kg.
Composição Motilium 10mg:
Princípio ativo: domperidona 10mg
Excipientes: amido, amido pregelatinizado, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, laurilsulfato de sódio, óleo vegetal hidrogenado e povidona.
Para que serve Motilium?
Motilium é indicado para o alívio de desconfortos digestivos e para o controle de náuseas e vômitos. Suas principais indicações incluem:
- Tratamento de síndromes dispépticas, frequentemente associadas ao esvaziamento gástrico lento, refluxo gastroesofágico e esofagite. Os sintomas incluem: sensação de empachamento, saciedade precoce, distensão abdominal, dor abdominal alta, eructação (arrotos), flatulência (gases), náuseas, vômitos, azia e queimação no estômago.
- Controle de náuseas e vômitos de origem funcional, orgânica, infecciosa, alimentar ou induzidos por tratamentos como radioterapia e uso de outros medicamentos.
- Uma indicação específica é para as náuseas e vômitos causados por medicamentos usados no tratamento da Doença de Parkinson, como a L-dopa e a bromocriptina.
Como devo tomar Motilium 10mg?
É recomendado tomar Motilium de 15 a 30 minutos antes das refeições. Se for tomado após, sua absorção pode ser mais lenta. A dosagem deve ser a menor eficaz para cada caso:
- Para síndromes dispépticas: A dose usual para adultos e adolescentes (a partir de 12 anos e com peso igual ou superior a 35kg) é de 1 comprimido de 10mg, 3 vezes ao dia, antes das refeições. Se necessário, pode-se tomar mais 1 comprimido ao deitar.
- Para náuseas e vômitos: A dose para adultos e adolescentes (a partir de 12 anos e com peso igual ou superior a 35kg) é de 1 comprimido de 10mg, 3 vezes ao dia, antes das refeições e ao deitar.
- A dose diária máxima não deve ultrapassar 80mg (8 comprimidos de 10mg).
- A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. A necessidade de continuar o tratamento deve ser reavaliada pelo seu médico.
- Pacientes com insuficiência renal grave podem precisar de uma frequência de administração reduzida, conforme orientação médica.
Quando não devo tomar Motilium?
Você não deve usar Motilium nas seguintes situações:
- Se tiver alergia (hipersensibilidade) à domperidona ou a qualquer outro componente da fórmula.
- Se sofrer de prolactinoma, um tipo de tumor da hipófise.
- Quando a estimulação da motilidade gástrica for perigosa, como em casos de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal.
- Se tiver insuficiência hepática moderada ou grave.
- Se estiver utilizando medicamentos que afetam o ritmo cardíaco ou que inibem o metabolismo de outros fármacos, como cetoconazol, eritromicina, amiodarona, entre outros.
- Consulte seu médico antes de usar se tiver cólicas graves, fezes escuras ou histórico de doenças no fígado.