L-Arginina: Conheça esse composto!
Os suplementos que ajudam na oxigenação das células são abundantes no corpo humano, no entanto, conforme ressalta Sackheim e Lehman (2001, p. 420), a L-arginina é a única fonte de nitrogênio atuante na NO sintase (sintase de óxido nítrico). A partir disso, o estímulo do NO contribui no aumento do abastecimento contínuo de sangue nos músculos. Portanto, a sua principal função está na saúde muscular.
A L-arginina tem atuação importantíssima para a síntese proteica no organismo. Ela é um grande agente no ganho de massa magra e perda de gordura, pois seu armazenamento é limitado, melhorando a retenção de nitrogênio. Assim, esse suplemento trabalha no desenvolvimento da massa magra em detrimento da gordura, por meio da chamada NO sintase.
No entanto, a L-arginina também traz outras funções relevantes, principalmente para os atletas. Ela estimula a produção do hormônio do crescimento, além de aumentar a insulina e o glucagon — elementos essenciais para o progresso na performance dos treinos. A explosão de força também é aprimorada, pois a L-arginina participa das sínteses do fosfato e da creatina. Dessa forma, o atleta conta com um aliado para ganhar progressão em treinos de curta duração e alta intensidade, além de auxiliar na rápida recuperação da capacidade muscular após uma pausa nos exercícios.
Não podemos esquecer que a suplementação de L-arginina é importante para a recuperação dos tecidos musculares. Isso se deve ao fluxo sanguíneo aprimorado e intenso, decorrente da ação da NO sintase. Embora os efeitos sejam imediatos, com o tempo poderão ocorrer efeitos colaterais desagradáveis se a suplementação não for bem administrada. Veremos mais detalhes adiante, mas por enquanto vamos explorar alguns dos seus maiores benefícios.
Benefícios
Benefícios para a circulação sanguínea e coração: O suplemento de L-arginina não deve ser usado como remédio ou tratamento alternativo para problemas circulatórios e cardíacos, especialmente para pessoas que já sofreram infarto. No entanto, estudos apontam uma boa atuação do aminoácido na circulação sanguínea, inclusive em pessoas com insuficiência cardíaca cognitiva, sempre com a orientação de um médico especialista.
Atuação contra inflamação, infecção e diminuição da dor: A L-arginina possui ação anti-inflamatória e já foi testada na recuperação de inflamações, como as ocorridas na bexiga. Ela auxilia na cicatrização, especialmente na recuperação das fibras musculares, e pesquisas demonstraram benefícios na cicatrização dos tecidos após procedimentos cirúrgicos. A diminuição da sensação de dor é um efeito indireto dessa ação, sendo recomendada para atletas em processo de recuperação.
Efeitos colaterais e contraindicações
A curto prazo, a L-arginina geralmente não apresenta efeitos colaterais aparentes para a maioria dos usuários. Contudo, se administrada de maneira inadequada, pode causar efeitos colaterais nocivos, como o impedimento do crescimento da massa magra. Isso acontece porque, sendo apenas um aminoácido, seus benefícios dependem de uma dieta equilibrada e da ingestão de outros nutrientes essenciais. Além disso, este suplemento é contraindicado para diabéticos, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas que já sofreram ataque cardíaco, além de poder agravar sintomas de herpes, azia, gastrite e úlceras.
Posologia
Tomar uma (1) ou mais cápsulas diariamente com o estômago vazio.
Composição sugerida
Porção: 1 Cápsula
L-Arginina 500mg
Para que serve L-Arginina?
Além de ser precursora da síntese de óxido nítrico, a L-arginina participa dos processos de transporte e excreção do nitrogênio, síntese de ureia e de proteínas, podendo ainda ser precursora da síntese de creatina. Dessa forma, ela atua no metabolismo energético muscular esquelético, melhora a sensibilidade à insulina, a tolerância à glicose e a resistência ao estresse oxidativo. Para pessoas que praticam atividades físicas em busca de hipertrofia, a L-arginina ajuda no crescimento de massa muscular e combate a fadiga, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e aumentando a resistência durante exercícios pesados.
Como tomar?
Tomar uma (1) ou mais cápsulas diariamente com o estômago vazio.
Para o que é indicado a L-Arginina?
O uso de L-arginina requer cautela e orientação profissional, pois pode ser perigoso para algumas pessoas. Entretanto, ela é recomendada para diversas situações, não se limitando apenas a atividades físicas, como:
É possível perceber que a L-arginina oferece benefícios em diversas situações. Para adquirir um produto com compostos completos, é importante entrar em contato com um atendente especializado.
Benefícios adicionais
Efeitos colaterais e contraindicações da L-arginina cloridrato
Embora não ocorram muitos efeitos colaterais a curto prazo, o consumo inadequado de L-arginina pode levar a reações negativas. Este suplemento é contraindicado para diabéticos, pessoas com problemas cardíacos, mulheres grávidas ou amamentando. Em alguns casos, podem ocorrer náuseas, diarreia, reações cutâneas de hipersensibilidade, redução dos níveis pressóricos, cólicas e distensão abdominal, especialmente em portadores de fibrose cística.
Quais são os benefícios da L-Arginina para os treinos?
A suplementação de L-arginina, aliada a uma rotina de treinos, está relacionada à melhora do desempenho físico. Ela ajuda a diminuir a fadiga muscular e aprimora a força, devido ao aumento da síntese proteica. Além disso, proporciona uma maior oferta de glicose para os músculos durante os exercícios, fornecendo energia para a contração muscular e reduzindo o desconforto causado pelo acúmulo de catabólitos.
ADVERTÊNCIAS