O que é Exelring 11mg + 3,474mg 1 Anel Vaginal?
O Exelring 11mg + 3,474mg 1 Anel Vaginal é um medicamento anticoncepcional em formato de anel vaginal, flexível e transparente, utilizado para evitar a gravidez. Cada anel contém uma pequena quantidade de dois hormônios femininos, o etonogestrel e o etinilestradiol, que são liberados lentamente na corrente sanguínea. Por liberar uma quantidade reduzida de hormônios, é considerado um contraceptivo hormonal de dose baixa. Sua principal vantagem é a praticidade, pois, ao contrário das pílulas diárias, o anel é utilizado por 3 semanas consecutivas, seguido por uma semana de pausa, sem a necessidade de lembrar de tomar o contraceptivo todos os dias. Ele age impedindo a liberação de óvulos pelos ovários, o que previne a concepção.
Conteúdo da embalagem: 1 Anel Vaginal.
Fabricado por: EXELTIS
Indicação etária: Uso adulto.
Composição Exelring 11mg + 3,474mg 1 Anel Vaginal:
Princípio ativo: etonogestrel 11,0mg e etinilestradiol 3,474mg.
Excipientes: copolímero de etileno vinil acetato e termoplástico poliuretano.
Para que serve Exelring?
Exelring é um método contraceptivo hormonal indicado para mulheres que desejam evitar a gravidez. Ele funciona como uma pílula anticoncepcional combinada, mas com a conveniência de uma aplicação mensal em vez de ingestão diária. Sua principal função é:
- Prevenir a gravidez (anticoncepção): O anel libera hormônios que inibem a ovulação, ou seja, impedem que os ovários liberem um óvulo a cada mês. Sem a liberação do óvulo, não pode ocorrer a fecundação e, consequentemente, a gravidez.
Como devo usar Exelring 11mg + 3,474mg 1 Anel Vaginal?
Você mesma pode inserir e remover o anel. Siga as orientações do seu médico e as instruções da bula para garantir a eficácia do método.
- Inserção e Uso: O anel vaginal deve ser inserido no dia correto do seu ciclo menstrual e permanecer na vagina por 3 semanas seguidas, sem interrupção.
- Remoção e Pausa: Após as 3 semanas, você deve remover o anel no mesmo dia da semana e horário em que o inseriu. Fique uma semana sem o anel. Durante este intervalo, a menstruação (sangramento de privação) deve ocorrer.
- Novo Anel: Insira um novo anel exatamente após a semana de pausa, no mesmo dia e horário, mesmo que a menstruação não tenha terminado.
- Verificação: É importante verificar regularmente se o Exelring está na sua vagina, por exemplo, antes e depois das relações sexuais.
- Primeiro Uso: Se você não utilizava nenhum contraceptivo hormonal, insira o primeiro anel no primeiro dia da sua menstruação. Se estava trocando de método, siga as orientações específicas da bula ou do seu médico.
Quando não devo usar Exelring?
Você não deve usar Exelring se apresentar qualquer uma das seguintes condições:
- Histórico de coágulos: Se tem ou já teve um coágulo em um vaso sanguíneo da perna (trombose venosa), nos pulmões (embolia pulmonar) ou em outros órgãos.
- Risco cardiovascular: Se já teve um ataque cardíaco, derrame, ou condições que possam ser um sinal de problemas futuros, como angina.
- Fatores de risco para trombose: Se possui um ou vários fatores de risco graves para desenvolver um coágulo.
- Condições médicas específicas: Se tem enxaqueca com aura, diabetes com lesão dos vasos sanguíneos, pancreatite associada a níveis elevados de gordura no sangue, ou doença grave no fígado.
- Tumores ou câncer: Se tem ou teve tumor no fígado (benigno ou maligno) ou se tem, teve ou suspeita de câncer de mama ou dos órgãos genitais.
- Sangramento vaginal inexplicado.
- Alergia: Se for alérgica ao etonogestrel, ao etinilestradiol ou a qualquer outro componente da fórmula.
- Gravidez: Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.
- Hepatite C: Não use Exelring se tiver hepatite C e estiver em tratamento com o regime de medicamentos ombitasvir/paritaprevir/ritonavir com ou sem dasabuvir.