O que é Diazepam 5mg 30 Comprimidos Genérico Germed?
O Diazepam 5mg 30 Comprimidos Genérico Germed é um medicamento que pertence à classe dos benzodiazepínicos, conhecido por suas propriedades sedativas e ansiolíticas. Sua principal função é atuar no sistema nervoso central para produzir um efeito calmante, sendo amplamente utilizado para o alívio sintomático da ansiedade, tensão e outras queixas associadas à síndrome da ansiedade. Além disso, o diazepam é eficaz como relaxante muscular, ajudando a aliviar espasmos musculares decorrentes de traumas ou condições neurológicas. Este medicamento é indicado para tratamentos de curta duração de desordens intensas, sempre sob prescrição médica.
Conteúdo da embalagem: 30 comprimidos.
Fabricado por: Germed.
Indicação etária: Uso adulto.
Composição Diazepam 5mg:
Princípio ativo: diazepam 5mg.
Excipientes: talco, croscarmelose sódica, lactose monoidratada, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, estearato de magnésio, celulose microcristalina e dióxido de silício.
Para que serve Diazepam?
O Diazepam é um medicamento versátil com múltiplas indicações, atuando principalmente como ansiolítico, sedativo e relaxante muscular. É prescrito para controlar estados de ansiedade, agitação e tensão, além de ser um coadjuvante eficaz no tratamento de desordens psiquiátricas. Sua ação relaxante também o torna útil para aliviar dores e desconfortos causados por espasmos musculares.
- Alívio sintomático da ansiedade, tensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas à síndrome da ansiedade.
- Coadjuvante no tratamento da ansiedade ou agitação associada a desordens psiquiátricas.
- Alívio do espasmo muscular reflexo devido a traumas locais, como lesões e inflamações.
- Tratamento da espasticidade (aumento do tônus muscular) em condições como paralisia cerebral, paraplegia, atetose e síndrome rígida.
- Os benzodiazepínicos como o Diazepam são indicados apenas para desordens intensas, debilitantes ou que causam dor extrema.
Como devo tomar Diazepam 5mg?
- Os comprimidos de Diazepam devem ser tomados com um pouco de líquido, que não seja alcoólico.
- A dose deve ser individualizada pelo seu médico, iniciando sempre com a menor dose eficaz. A dose usual para adultos varia de 5mg a 20mg por dia.
- Normalmente, cada dose oral para adultos não deve ser superior a 10mg.
- Os comprimidos podem ser divididos para facilitar a dosagem, conforme orientação médica.
- A duração do tratamento deve ser a menor possível, geralmente não excedendo 2 a 3 meses, incluindo o período de retirada gradual da dose.
- Siga rigorosamente a orientação do seu médico quanto aos horários, doses e duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico para evitar reações de abstinência.
Quando não devo tomar Diazepam?
- Não utilize Diazepam se você tiver alergia (hipersensibilidade) ao diazepam, a outros benzodiazepínicos ou a qualquer componente da fórmula.
- O uso é contraindicado em pacientes com miastenia gravis, devido ao risco de agravamento da fraqueza muscular.
- Deve ser evitado por pessoas com insuficiência respiratória ou hepática grave.
- Pacientes com glaucoma de ângulo agudo não devem utilizar este medicamento.
- Não é indicado para o tratamento primário de doenças psicóticas.
- Não deve ser usado isoladamente para tratar depressão ou ansiedade associada à depressão, pelo risco de suicídio.