O Cloridrato de Ondansetrona 8mg é um medicamento que em adultos controla as náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e radioterapia. Também é indicado para prevenção de náuseas e vômitos do período pós-operatório. Em crianças a partir de 2 anos de idade o Cloridrato de Ondansetrona é indicado para o controle de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia.
Cada comprimido orodispersível de 8 mg contém:
cloridrato de ondansetrona di-hidratado.............................................................................................10 mg*
*equivalente a 8 mg de ondansetrona
Excipientes q.s.p........................................................................................................................1 comprimido
(celulose microcristalina, manitol DC, crospovidona, aroma artificial de morango, dióxido de silício,
estearato de magnésio e sucralose).
Para usar o cloridrato de ondansetrona, retire o comprimido da embalagem com as mãos secas e coloque-o na ponta da língua para dissolver em segundos, depois engula com saliva; não é necessário líquido. Siga a via recomendada para evitar riscos.
Prevenção de náusea e vômito:
Pós-operatório:
Quimioterapia:
Radioterapia:
Insuficiência renal: Sem ajuste de dose necessário. Insuficiência hepática: Máximo de 8 mg diários para casos graves. Idosos: Seguir dosagem adulta.
Siga as instruções médicas para horários e duração do tratamento. Não interrompa sem consultar o médico.
Certos tratamentos médicos, como quimioterapia, radioterapia e cirurgia, podem levar seu organismo a liberar serotonina, uma substância que provoca náuseas e vômitos. O cloridrato de ondansetrona pertence a um grupo de medicamentos chamados de antieméticos e bloqueia a ação dessa substância, evitando que se sintam náuseas e vômitos decorrentes desses tratamentos. Na prevenção de náuseas e vômitos pós-operatórios, o início da ação ocorre em menos de 1 hora após administração de uma dose de 16 mg por via oral. No controle de náuseas e vômitos induzidos por radioterapia e quimioterapia, o início de ação ocorre dentro de 1 a até 2 horas após a administração de 8 mg por via oral.
Este medicamento é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.
Tendo como base os relatos de hipotensão profunda e perda de consciência quando Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) foi administrado com cloridrato de apomorfina, o uso concomitante dessas substâncias é contraindicado.