APRESENTAÇÃO:
O teste destina-se à detecção qualitativa do antígeno do novo coronavírus e dos antígenos Influenza A e Influenza B em amostras de secreção nasal e nasofaríngea coletadas por meio de um swab. Trata-se de um teste de triagem.
PARA QUE É INDICADO?
- Pacientes com suspeita de Covid-19 na fase aguda: Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e os dados de desempenho disponíveis, os testes devem ser aplicados em pessoas cujos sintomas sejam compatíveis com síndrome gripal entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas. Essa precaução reduz a chance de resultados falso-negativos.
- Trabalhadores de saúde e pessoas economicamente ativas, afastados do trabalho por suspeita de Covid-19: Nos casos de trabalhadores e pessoas economicamente ativas, para fins de análise, os testes devem ser aplicados em pessoas cujos sintomas sejam compatíveis com síndrome gripal entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas. Neste caso, seguir estritamente o fluxo de decisão recomendado pelo Ministério da Saúde. Além do teste, o profissional só poderá retornar após avaliação médica.
- Pessoas assintomáticas que tiveram exposição a risco de contaminação pelo SARS-CoV-2 há pelo menos 20 dias: São pessoas que não manifestaram sintomas da doença, mas suspeitam que podem ter sido contaminadas. Nesse caso, aguardar pelo menos 20 dias da data de possível exposição, a fim de reduzir a chance de falso-negativo. O teste rápido não é indicado para pessoas assintomáticas que não apresentam suspeita ou risco de exposição ao vírus. Pacientes com sintomas recentes na fase aguda têm maior chance de reduzir o resultado falso-negativo.
COMO DEVO USAR?
No caso de menores de 18 anos, a testagem deve ser feita apenas com autorização e na presença do responsável.
Resultados:
O resultado do exame sai em até 20 minutos.