A Atorvastatina é usada para o tratamento de hipercolesterolemia, isolada ou associada, e para a hipertrigliceridemia. É um medicamento que age diminuindo a quantidade de gorduras prejudiciais, como LDL-C, apolipoproteína B, triglicérides e VLDL-C, no sangue e aumentando a quantidade de HDL-C que é um tipo de gordura benéfica, inibindo a produção de colesterol (gordura) no fígado e aumentando a absorção (destruindo) das prejudiciais.
Cada comprimido possui 20 mg de atorvastatina (na forma de atorvastatina cálcica)
Excipiente: lactose monoidratada, hipromelose+macrogol, álcool polivinílico+dióxido de titânio+talco+lecitina de soja+goma xantana, celulose microcristalina, butilidroxitolueno, dióxido de silício, crospovidona, álcool etílico, estearil fumarato de sódio e água purificada.
É indicado para o tratamento de colesterol e triglicérides altos no sangue. Também é indicado para pessoas com níveis de colesterol alto por conta de genética familiar que já tenham feito algum tipo de tratamento, mas não tenha surtido efeito. A Atorvastatina é usada para prevenções secundárias de síndrome coronária aguda, complicações cardiovasculares, e, além disso, para tratamento de pacientes com doenças cardíacas, coronariana no intuito de diminuir riscos em algumas complicações que podem ocorrer.
Este medicamento só pode ser adquirido com prescrição médica. É indicado consultar um médico para o acompanhamento adequado do tratamento. Pode ser ingerido com ou sem o acompanhamento de alimentos. O comprimido não deve ser aberto, partido ou mastigado.