O que é Atip 100mg 30 Comprimidos Revestidos?
O Atip 100mg é um medicamento que pertence ao grupo dos antipsicóticos. Sua função é melhorar os sintomas de determinados transtornos mentais, sendo principalmente indicado para o tratamento da esquizofrenia e dos episódios de mania e depressão associados ao transtorno afetivo bipolar. A quetiapina, seu princípio ativo, atua no cérebro para corrigir desequilíbrios químicos que causam essas condições, ajudando a restaurar o bem-estar do paciente. Este medicamento é utilizado tanto em tratamentos de curto prazo para crises agudas quanto na manutenção para prevenir a recorrência dos sintomas.
Conteúdo da embalagem: 30 comprimidos revestidos.
Fabricado por: Supera.
Indicação etária: Uso adulto e pediátrico (crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, dependendo da condição).
Composição Atip 100mg:
Princípio ativo: hemifumarato de quetiapina 115,13mg (equivalente a 100mg de quetiapina).
Excipientes: povidona, celulose microcristalina, lactose monoidratada, amido, amidoglicolato de sódio, amido pré gelatinizado, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e óxido de ferro amarelo.
Para que serve Atip?
Atip é um medicamento antipsicótico indicado para o tratamento de diversos transtornos mentais em diferentes faixas etárias. Suas principais indicações incluem:
- Tratamento da esquizofrenia em adultos e adolescentes (13 a 17 anos).
- Tratamento de episódios de mania associados ao transtorno afetivo bipolar, como monoterapia ou em conjunto com outros medicamentos, em adultos, crianças e adolescentes (10 a 17 anos).
- Tratamento de episódios de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar em adultos.
- Tratamento de manutenção do transtorno afetivo bipolar I em combinação com estabilizadores de humor (lítio ou valproato) em adultos.
- Tratamento de manutenção do transtorno afetivo bipolar como monoterapia em adultos, para prevenir a recorrência de episódios de mania, mistos ou depressivos.
Como devo tomar Atip 100mg?
A administração de Atip deve seguir rigorosamente a prescrição médica. As orientações gerais de uso são:
- Atip deve ser administrado por via oral, com ou sem alimentos.
- A frequência de administração varia: duas vezes ao dia para esquizofrenia e mania, ou dose única diária à noite para episódios de depressão bipolar. Para crianças e adolescentes, pode ser administrado até três vezes ao dia.
- A posologia é ajustada pelo médico, com doses iniciais que aumentam gradualmente nos primeiros dias de tratamento, variando conforme a condição (esquizofrenia, mania, depressão) e a faixa etária (adultos, adolescentes, crianças).
- Não parta ou mastigue os comprimidos, eles devem ser engolidos inteiros.
- Siga rigorosamente a orientação do seu médico quanto aos horários, doses e duração do tratamento.
- Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico, pois a interrupção abrupta pode causar sintomas de abstinência.
Quando não devo tomar Atip?
Existem algumas situações em que o uso de Atip é contraindicado. Não utilize este medicamento nos seguintes casos:
- Se você tiver alergia ao hemifumarato de quetiapina ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
- Informe seu médico sobre qualquer condição de saúde preexistente, especialmente insuficiência hepática, pois a dose pode precisar de ajuste.
- Este medicamento contém lactose, portanto, deve ser usado com cautela por pacientes com intolerância à lactose.
- Em caso de esquecimento, tome a dose assim que lembrar, mas não tome uma dose dobrada para compensar a dose esquecida.