O que é Artag 90mg?
O Artag é um medicamento anticoagulante que atua impedindo o acúmulo de plaquetas no sangue. Ele é indicado para a prevenção de eventos trombóticos, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), em pacientes adultos que já apresentaram condições como a Síndrome Coronariana Aguda (SCA) ou Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Agudo. Geralmente, seu uso é combinado com o ácido acetilsalicílico (AAS).
Conteúdo da embalagem: 60 comprimidos revestidos de 90mg.
Fabricado por: Libbs Farmacêutica.
Indicação etária: Uso adulto.
Composição Artag 90mg:
Princípio ativo: ticagrelor 90 mg.
Excipientes: copolímero de álcool polivinílico e macrogol, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, manitol, dióxido de silício, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, amarelo de quinolina laca de alumínio e azul brilhante 133 laca de alumínio.
Para que serve Artag?
Artag serve para reduzir a capacidade de formação de coágulos sanguíneos, diminuindo o risco de bloqueio de vasos sanguíneos. É um medicamento essencial na prevenção de novos eventos cardiovasculares graves em pacientes de alto risco.
- Prevenção de eventos trombóticos (morte cardiovascular, infarto do miocárdio e AVC) em adultos com Síndrome Coronariana Aguda (SCA).
- Prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes com AVC isquêmico agudo ou Ataque Isquêmico Transitório (AIT).
- Utilizado em conjunto com ácido acetilsalicílico (AAS) para potencializar o efeito antiplaquetário.
Como devo tomar Artag 90mg?
A administração de Artag deve seguir rigorosamente a prescrição médica. As orientações gerais de uso são:
- Tome os comprimidos por via oral, com um copo de água, com ou sem alimentos.
- Para pacientes com dificuldade de deglutição, o comprimido pode ser triturado, misturado em meio copo de água e ingerido imediatamente.
- Para Síndrome Coronariana Aguda (SCA): O tratamento inicia-se com uma dose de ataque de 180 mg (dois comprimidos de 90 mg), seguida pela dose de manutenção de 90 mg duas vezes ao dia, por pelo menos 12 meses.
- Para AVC isquêmico agudo ou AIT: Iniciar com uma dose de ataque de 180 mg (dois comprimidos de 90 mg) e continuar com 90 mg duas vezes ao dia por 30 dias.
- É fundamental não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico, pois a interrupção prematura aumenta o risco de infarto ou AVC.
- Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Quando não devo tomar Artag?
O uso de Artag é contraindicado em algumas situações específicas. Não utilize este medicamento se você:
- Tiver alergia (hipersensibilidade) ao ticagrelor ou a qualquer outro componente da fórmula.
- Apresentar sangramento ativo, como em uma úlcera de estômago ou intestino.
- Possuir histórico de sangramento intracraniano (dentro da cabeça).
- Tiver alterações graves no fígado.
- Estiver utilizando medicamentos inibidores potentes do CYP3A4, como cetoconazol, claritromicina, nefazodona, ritonavir e atazanavir.