Rosuvastatina Cálcica 20mg é um medicamento utilizado para o tratamento da hipercolesterolemia (níveis elevados de colesterol) e para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Este medicamento age inibindo a enzima responsável pela produção de colesterol no fígado, o que reduz os níveis de LDL-colesterol, colesterol total e triglicerídeos no sangue, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de HDL-colesterol. A Rosuvastatina também é indicada para retardar a progressão da aterosclerose, uma condição em que há acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos.
Conteúdo da embalagem: 30 comprimidos revestidos de 20mg de rosuvastatina cálcica.
Fabricado por: Sandoz do Brasil.
Princípio ativo: Rosuvastatina cálcica 20,80mg (equivalente a 20mg de rosuvastatina)
Excipientes: Lactose, dióxido de silício, celulose microcristalina, amido, talco, estearilfumarato de sódio, hipromelose, manitol, macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro vermelho.
Rosuvastatina deve ser tomada uma vez ao dia, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. O comprimido deve ser ingerido inteiro, sem partir ou mastigar, acompanhado de uma quantidade suficiente de água.
A Rosuvastatina Cálcica inibe a enzima HMG-CoA redutase, responsável pela produção de colesterol no fígado. Isso leva à redução dos níveis de lipídios no sangue, especialmente o LDL-colesterol e os triglicerídeos, enquanto aumenta o HDL-colesterol, promovendo assim uma melhora significativa no perfil lipídico do paciente.
Rosuvastatina Cálcica deve ser utilizada com cautela em pacientes com histórico de doença hepática ou renal, e em pessoas que consomem grandes quantidades de álcool. É importante monitorar regularmente os níveis de enzimas hepáticas e função renal durante o tratamento. Evite o uso concomitante com certos medicamentos, como ciclosporina, genfibrozila e inibidores da protease.