Tykerb 250mg é um medicamento de uso oral indicado para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático, especialmente em tumores que apresentam superexpressão da proteína HER2 (ErbB2). Sua ação é potencializada quando utilizado em combinação com outros medicamentos, como capecitabina ou letrozol, dependendo do perfil do tumor e do estágio do tratamento.
O princípio ativo lapatinibe atua inibindo a multiplicação de células tumorais ao bloquear os receptores da tirosina quinase HER2, reduzindo a progressão da doença. O produto é destinado a uso adulto a partir de 18 anos, sendo especialmente recomendado para mulheres pós-menopáusicas quando associado a terapias hormonais.
Conteúdo da embalagem: 70 comprimidos revestidos
Fabricado por: GSK
Indicação etária: Uso adulto a partir de 18 anos
Princípio ativo: lapatinibe 250mg
Excipientes: celulose microcristalina, povidona, glicolato de amido sódico, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol (PEG 400), polissorbato 80, óxidos de ferro amarelo e vermelho.
Tykerb é indicado para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático com superexpressão do receptor HER2. Atua de forma eficaz em duas situações principais:
Seu uso pode prolongar o tempo até a progressão da doença, melhorar a taxa de resposta ao tratamento e oferecer uma alternativa eficaz quando outras terapias já não surtem efeito.
Tykerb não deve ser utilizado por pessoas com hipersensibilidade ao lapatinibe ou a qualquer componente da fórmula. Seu uso também não é recomendado para gestantes, sendo classificado como risco categoria D na gravidez. Outros cuidados incluem: