Este medicamento é indicado para a prevenção secundária (após a ocorrência) dos eventos aterotrombóticos, como por exemplo, infarto agudo do miocárdio (IAM) - infarto do coração, acidente vascular cerebral (AVC) - derrame - e morte vascular em pacientes adultos que apresentaram IAM ou AVC recente ou uma condição conhecida como doença arterial periférica (doença nos vasos sanguíneos dos membros).
Cada comprimido revestido de Clopin contém: 97,875 mg de bissulfato de clopidogrel (equivalente a 75 mg de clopidogrel base).
Excipientes: manitol, amido, dióxido de silício, talco, óleo vegetal hidrogenado, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, polissorbato 80 e óxido de ferro vermelho.
Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral.
Clopin pode ser administrado antes, durante ou após as refeições. Nas situações de IM e AVC isquêmico recentes ou doença arterial periférica estabelecida, a dose recomendada de Clopin é de 75 mg em dose única diária.
Você não deve utilizar este medicamento caso for alérgico (hipersensível) ao propionato de clobetasol ou a qualquer um dos demais componentes da fórmula. Se você tiver alguma infecção de pele causada por micobactérias, bactérias (impetigo, um tipo de rash na face), vírus (catapora, herpes simplex, herpes zoster), fungos (candidíase, micose) ou parasitas; Se você tiver feridas ulcerosas ou durante cicatrização. Não deve-se aplicar este medicamento nos olhos e nas pálpebras (devido ao risco de catarata e glaucoma, que é o aumento de pressão no olho). Além disso, não utilizá-lo caso esteja grávida sem orientação médica.