Carbonato de Lítio é um medicamento genérico indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares. O medicamento atua no tratamento de manutenção do transtorno bipolar, diminui a frequência e intensidade dos episódios maníacos. Além disso, o Carbonato de Lítio auxilia na prevenção da mania recorrente e previne a fase depressiva. O medicamento também é eficaz no tratamento de hiperatividade psicomotora.
Carbonato de lítio é indicado como adjunto aos antidepressivos na depressão recorrente grave, como um suplemento para o tratamento antidepressivo na depressão maior aguda, quando o paciente não obtém resposta total, após uso de antidepressivo clássico em dose efetiva, por 4 a 6 semanas. Nesses casos, a associação com carbonato de lítio potencializará o tratamento para a depressão.
Cada comprimido contém:
carbonato de lítio*.......................................................................................................... 300 mg
*Equivalente a 31,1 mg de lítio
Excipientes: amido, lactose, estearato de magnésio, crospovidona, celulose microcristalina, croscarmelose, dióxido de silício e lauril
sulfato de sódio.
Mania Aguda:
As doses devem ser ajustadas individualmente de acordo com os níveis séricos e resposta clínica. No tratamento agudo da mania recomenda-se doses de 600 mg a cada 8 horas. Para a formulação de liberação prolongada, recomenda-se a dose de 900 mg a 1.800 mg divididos em duas tomadas diárias. A dose única não é recomendada no início do tratamento ou quando são necessárias doses superiores a 1800 mg. Na fase aguda do tratamento as doses devem ser determinadas 2 vezes por semana.
Fase de Manutenção:
Para a fase de manutenção recomenda-se doses entre 900 mg e 1.350 mg. Para a formulação de liberação imediata, recomenda-se a dose de 300 mg três a quatro vezes por dia, totalizando 900 a 1.200 mg, e para a formulação de liberação prolongada, 450 mg duas vezes por dia, totalizando 900 mg. Em alguns casos deve-se aumentar a dose para 1.350 mg/dia. Neste caso, pode-se administrar 1 comprimido de 450 mg a cada 8 horas ou 1 comprimido de 450 mg pela manhã e dois comprimidos de 450 mg à noite.
O tratamento não deve ser interrompido de forma repentina, consulte um médico para ir reduzindo a dose ao longo de 3 meses. Para casos como troca de medicamentos e nova dosagem do Carbonato de Lítio consulte seu médico.
O Carbonato de Lítio controla a crise maníaca, sem a presença de qualquer efeito narcótico ou hipnótico. O medicamento possibilita o completo retorno à vida anterior, ativa e útil do paciente. A medicação com o lítio apresenta ainda os seguintes fatores de segurança:
- Ausência de efeitos tóxicos, sob condições de controle;
- Ausência de toxicomania ou de reação de abstinência.
- Seu efeito pode ser notado dentro de 5 a 10 dias;